• Início
  • Blog
  • Artigos
  • Entenda o que é efeito parallax e veja o passo a passo de como fazer

Entenda o que é efeito parallax e veja o passo a passo de como fazer

janeiro 25, 2022
Descubra o que é o efeito parallax e saiba como utilizá-lo em seu website!
abstract-3d-rendering-geometric-shapes-modern-colorful-background-with-cubes-minimalistic-design-poster-cover-branding-banner-placard-scaled

Já imaginou uma ferramenta que pode deixar seu website ou o website da sua empresa ainda mais dinâmico e atrativo? Se sim, esse artigo é pra você! Vamos falar sobre efeito parallax, suas principais vantagens e o passo a passo de como fazê-lo.

Mas, afinal, o que é o efeito parallax?

Você conhece o efeito parallax? Se a resposta for não, talvez você apenas desconheça o termo, mas já o viu por aí em algum lugar.

De forma simples, o efeito parallax funciona como uma ilusão de ótica, causando uma impressão de movimento em objetos ou pessoas. Em consequência, imagens distantes parecem movimentar-se mais lentamente do que objetos próximos.

Esse efeito é uma ótima alternativa de webdesign na criação e construção de sites atrativos, uma vez que o conteúdo de multimídia proporciona grande interação com outros elementos.

Assim, seu website ganha um importante diferencial, ao invés do engessamento e comodidade de websites comuns, esse efeito pode transformá-lo em atrativo, sendo capaz de manter a atenção do usuário para sua proposta.

O efeito parallax é usado em vários meios de comunicação digital, afinal, seu início deu-se na animação tradicional, ou seja, o efeito é bastante usado na produção de videogames e filmes hollywoodianos.

Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento desta ferramenta, web designers do mundo têm aproveitado o efeito para proporcionar aos usuários de seus blogs, redes e sites uma dinâmica de leitura atrativa.

Que tipo de vantagem o efeito parallax proporciona?

O maior benefício deste efeito é a ampliação de imagens e a junção dos elementos do website com os efeitos de rolagem dinâmica. Efeitos esses que podem ser: 

  1. Rolagem horizontal;
  2. Aumento ou diminuição do zoom das imagens.
  3. Implementação de transições de uma seção para outra. 

Desta forma, com o efeito é possibilitado a redução do fundo do seu website enquanto o usuário rola por um primeiro plano mais acelerado. Logo, ocorre a ilusão de imagens tridimensionais, garantido que seu website seja interativo e atrativo. 

Mas e na prática? Como fazer o efeito parallax?

Esse efeito requer cuidado em algumas questões técnicas, afinal, os detalhes proporcionam o sucesso de um site funcional e admirável, elevando a possibilidade do usuário permanecer na página por um longo tempo. 

Como o efeito parallax é entendido como o deslocamento aparente de um objeto aos olhos de quem o observa, ele funciona como se estivéssemos observando um veículo em movimento enquanto estamos parados na calçada. Seu uso é através de animação, parallax e rolagem paralela. Para isso você pode usar: 

CSS

Para criar o efeito parallax no CSS é criar uma div, afinal, ela será responsável pela imagem. Em seguida, é necessário a definição da imagem que será usada no seu site, para então escolher a altura da que essa div terá. 

Depois disso, você deve acrescentar a propriedade chamada “background-attachment” como “fixed”. Logo você vai poder observar que o conteúdo passará por cima da imagem. Pronto! Você acaba de criar o efeito parallax e deixar seu site ainda mais atrativo. 

Apesar disso, você ainda precisa se atentar a alguns passos, pois é preciso posicionar a imagem ou redimensioná-la para que tudo fique correto. Depois disso, você pode adicionar quantos parallax’s desejar, para tanto, só precisa adicionar uma nova imagem, atribuí-la a uma nova classe e acrescentá-la a uma div. 

Photoshop

Para começar a criar o efeito parallax aqui, você vai precisar duplicar a camada da foto escolhida. Após isso, contorne o elemento da imagem que vai ficar em movimento. Use o botão direito para escolher a opção “make seletion” da ferramenta, escolha se deseja a opção de 1 ou 2 pixels, após isso, duplique a imagem selecionada. 

A camada isolada precisa ser selecionada segurando o Ctrl, logo você vai perceber que a imagem foi selecionada, agora vá até a camada de baixo e aperte Shift + delet. Selecione a opção “content ower” e dê Enter. 

Entenda o que é efeito parallax e veja o passo a passo de como fazer
Entenda o que é efeito parallax e veja o passo a passo de como fazer

Logo em seguida, a ferramenta começará a preencher o arquivo que está por trás da camada, dessa forma ela será preenchida com o conteúdo que tem próximo. Você pode usar os recursos dessa ferramenta para dar acabamento à imagem de fundo escolhida. 

Por fim, crie um novo documento que tenha comporte as resoluções da plataforma que você está utilizando para seu site. Para animar o arquivo, você pode ir no windows, escolher a opção timeline e editar de acordo com sua preferência. Após isso é só exportar o vídeo renderizado seguindo as configurações da plataforma onde está seu site, uma vez terminado sua imagem estará pronta e em looping. 

Canva

Como este programa edita imagens e vídeos com templates já prontos, você pode criar efeitos parallax sem dificuldade e utilizando recursos da própria plataforma. O primeiro passo é escolher a imagem desejada entre os layouts disponíveis, fazer o upload das imagens escolhidas e seguir ajustando nos recursos disponíveis. 

Vale lembrar que é importante você escolher um layout que seja compatível com a plataforma do seu site. Após isso, a utilização de ferramentas torna-se bastante intuitiva. Ao finalizar, faça o download do arquivo e depois é só subir no seu website. Não esqueça de testar o que foi feito para garantir melhor funcionamento do efeito. 

WordPress

No Elementor, crie uma seção de uma coluna, adicione os títulos e qualquer outro elemento que preferir. Depois, siga para editar a seção, busque por largura de conteúdo e escolha a opção largura total. 

Vá na aba de estilo e confira se foi carregado uma capa de fundo. Após isso, vá em posição e centralize a imagem, deixe a opção anexo como fixo e na opção repetir, opte por “não repetir”. Pronto, por fim, coloque o tamanho como preenchimento completo. Não esqueça que a opção anexo deve estar em “fixo”. 

Conclusão

Viu? Agora você sabe como criar o efeito parallax nos aplicativos de edições mais populares. Sua empresa ou seu site pessoal pode ter um considerável diferencial para manter o usuário mais tempo na plataforma. 

Além disso, a tendência do uso de conteúdo interativo em sites é crescer com as altas demandas da necessidade de estímulos para manter o usuário. Por isso, adiante-se e construa já o diferencial de seu site!  

Sua empresa em primeiro lugar nos mecanismos de busca!

© Gabriel Neves 2022. Todos os direitos reservados. Criado por Azarod

Abrir chat
Está com alguma dúvida?
Olá!
Alguma dúvida? Sugestão? Me mande mensagem!