Black Hat e como evitá-lo em sua estratégia de SEO

janeiro 29, 2022
Manipulações de SEO bastante questionáveis, como Black Hat são praticadas até hoje. Saiba porquê uma boa consultoria em SEO jamais irá utilizá-la.
clint patterson dYEuFB8KQJk unsplash

Você conhece o Black Hat? É comum vermos em qualquer consultoria de SEO as técnicas e estratégias adotadas pelos consultores para garantir que a página trabalhada seja ranqueada no topo das pesquisas dos buscadores, afinal, esse é o objetivo de uma consultoria.

Porém, até hoje, diversas táticas manipulativas cujo único propósito é ser reconhecido pelo algoritmo sem a geração real de valor ainda são praticadas e contaminam boa parte da internet.

Neste artigo, você entenderá mais o que elas são, e entenderá porque uma consultoria de SEO realmente eficaz nunca se valeria dessas técnicas.

Como surgiu o Black Hat

Em 1997, com o lançamento do Google, outros sites de pesquisa, como o Architext e o Yahoo! ficaram para trás, devido a alta capacidade do Google de retornar, com qualidade, aquilo que o usuário gostaria de saber.

A partir daí, começou-se a ser estudado mais do algoritmo do Google e em como utilizá-lo da melhor forma possível, isto é, em compreender a demanda do algoritmo e estruturar uma página para que ela alcançasse as melhores colocações na pesquisa. Dessa pesquisa, surgiu o SEO. 

Com as técnicas aprendidas, como a inserção de palavras-chave no texto, o site era melhor ranqueado. Porém, algumas pessoas viram a oportunidade de explorar o mecanismo do Google de maneira artificial, onde criavam um conteúdo irrelevante e sem valor, com o único intuito de atingir o topo das buscas e obter vantagens de maneira suja.

Algumas das técnicas de Black Hat

Diferente do que ocorre em uma consultoria de SEO de qualidade, as técnicas de Black Hat visam única e exclusivamente atingir pontuações do algoritmo para conseguirem cliques no site de forma indevida. Algumas dessas táticas são:

1- Cloaking

É utilizado um conjunto de palavras-chave no texto (geralmente sobre temas em alta no momento), porém, o conteúdo da página em si pouco ou nada tem a ver com as palavras-chave usadas.

Black Hat e como evitá-lo em sua estratégia de SEO
Black Hat e como evitá-lo em sua estratégia de SEO

Dessa forma, o trapaceiro consegue enganar o algoritmo, e o site é bem ranqueado. O usuário acessa o link da página (o que garante ao criador do site os cliques que ele queria) mas, em contrapartida, quem o acessa se frustra com o assunto completamente desconexo do site.

Apesar de afastar os usuários, é uma artimanha que não possui retorno a longo prazo. Basicamente é uma vantagem que não vale a pena pelo tempo perdido.

2- Keyword stuffing

A tática é mais simples, mas ainda sim bastante utilizada até hoje: consiste em inserir diversas vezes a palavra-chave no texto, com o intuito de ser mais bem avaliada pelo algoritmo.

Numa consultoria de SEO, o uso de palavras-chave durante o texto não é somente essencial como deve ser estimulada e aplicada, porém, de forma correta e justa, de maneira coesa e coerente ao longo do texto. Qualquer boa consultoria perceberia um texto com densidade alta de palavras-chave e já o descartaria completamente.

3- Conteúdo oculto

Aparentemente mais perspicaz, a técnica do conteúdo oculto consiste em simplesmente empregar palavras-chave e demais conteúdos relevantes para o algoritmo de forma obscura para o usuário.

Ou seja: há um segundo texto na página, mas que está da mesma cor do fundo do site. Há também a tática de alterar essa fonte para 0, para tentar, dessa forma, despistar o algoritmo.

Mesmo com essa tática em curso até os dias de hoje, o Google já aprendeu a identificar esse conteúdo oculto e pune as páginas que as praticam há muito tempo.

A atualização Florida

Como falamos anteriormente, desde o nascimento do SEO, técnicas obscuras e trapaceiras foram utilizadas, e sites sem conteúdo nenhum foram ranqueados no topo, o que prejudicava as boas páginas que não apareciam nas pesquisas.

O Google, que já tinha percebido isso desde o início, em 2003 lançou sua primeira grande (e mais importante) atualização até o momento: a Florida.

Seu intuito era claro e direto: eliminar do ranqueamento todos os sites trapaceiros, que se utilizam das técnicas citadas acima, para dar lugar aos bons sites, com geração de conteúdo de valor.

Estima-se que entre 50 a 98% de sites que eram listados de maneira indevida foram definitivamente removidos do topo das pesquisas do Google.

Black Hat e como evitá-lo em sua estratégia de SEO
Black Hat e como evitá-lo em sua estratégia de SEO

A atualização causou grande repercussão na época, mas ao longo do tempo, não só ela se mostrou positiva como mudou completamente a história do SEO, pois agora estava clara a divisão entre as boas técnicas e estratégias para ranquear uma página e as más e viciadas táticas de manipulação do algoritmo. 

Porque uma consultoria de SEO não se utiliza do Black Hat

É preciso dizer que, apesar das trapaças serem negativas e condicionarem um ciclo vicioso que nenhum empreendimento quer atrair, ela, de certa forma, funciona por um determinado tempo, mas não compensa no futuro, tampouco para quem pensa em construir um negócio sólido e respeitável.

Não só perceptível ao algoritmo, os próprios usuários de um site montado única e exclusivamente para angariar o topo das pesquisas do Google, com um conteúdo pouco relevante ou completamente copiado de outro site percebem a falta de criatividade e substância e passarão a não confiar no negócio daquela página.

Mais do que técnica pouco valorosa, o black hat já se mostrou ineficaz para qualquer tipo de empreendimento duradouro, e suas táticas já são percebidas e conhecidas pelo público.

Que tal uma consultoria de SEO qualificada e respeitável?

Como dito acima, um bom trabalho em SEO visa alcançar o ranqueamento de forma coerente, com conteúdo e geração de valor ao usuário. O foco não é atingi-lo uma vez: a ideia por trás de uma consultoria inteligente é atraí-lo, mantê-lo e gerar uma rede de apoiadores e colaboradores do empreendimento que queremos construir. 

Esse SEO existe, e você pode ter acesso a uma consultoria de qualidade, de quem tem experiência no mercado digital e voltada para o objetivo de fazer um negócio crescer, de maneira limpa, respeitosa e confiável.

Marque agora uma consultoria e veja os resultados do melhor do SEO acontecer!

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